Foto: Vinicius Becker (Diário)
Do plenário da Câmara para o da Assembleia ou da Câmara dos Deputados. Pode ser esse o destino de até nove parlamentares santa-marienses, conforme avaliação feita pela coluna junto a observadores e também pelas ações dos edis nesses primeiros oito meses de mandato.
Há, inclusive, um concorrente certo, Rudys Rodrigues, do MDB, pré-candidato a deputado federal. Outros parecem óbvios, a começar por Alice Carvalho, do PSol, que já concorreu em 2022 e deve ir às urnas outra vez. O mesmo tende a ocorrer com outro que iria à segunda experiência. No caso, Tony Oliveira, do Podemos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Alexandre Vargas, do Republicanos, não descartaria concorrer, da mesma forma que dois petistas, Valdir Oliveira e Sidinei Cardoso. O primeiro por conta da necessidade de avançar sobre novas rotas políticas, os outros pelo fato de, quem sabe, ficar disponível uma eventual candidatura à Assembleia, se Valdeci Oliveira concorrer a deputado federal e Paulo Pimenta ao Senado.
O quadro se completa com aqueles que, não obstante o próprio desejo, podem também cumprir missão partidária. São os casos de Marcelo Bisogno, do União Brasil (UB), à Assembleia; Luiz Fernando Cuozzo Lemos, do PDT, e Luiz Roberto Meneghetti, do Novo. Os dois últimos dependem da definição de suas lideranças – Paulo Burmann e Giuseppe Riesgo, respectivamente – para saber se estarão à disposição (ou não) para o legislativo gaúcho ou à Câmara dos Deputados.
Esta lista pode aumentar ou, provavelmente, se reduzir, conforme a conjuntura se apresentar. De todo modo, suplentes podem vislumbrar uma chance de assumir no lugar dos titulares – seja na campanha eleitoral ou, claro, no caso de vitória nas urnas.
Até por isso, e como curiosidade, a coluna informa abaixo quem são os suplentes de cada agremiação (no caso do PT, dois). Acompanhe:
- MDB - Candidato: Rudys Rodrigues. Suplente: Marcelo Acosta.
- Novo - Candidato: Luiz Roberto Meneghetti. Suplente: Lara Prade.
- PDT - Candidato: Luiz Fernando Cuozzo Lemos. Suplente: Luci Duartes.
- Podemos - Candidato: Tony Oliveira. Suplente: Luiz Rafael Rodrigues.
- PSol - Candidata: Alice Carvalho. Suplente: Vinicius Brasil.
- PT - Possíveis candidatos: Valdir Oliveira e Sidinei Cardoso Pereira. Suplentes: Fabrício Vargas e Renata Quartiero.
- Republicanos - Candidato: Alexandre Pinzon Vargas. Suplente: Getúlio de Vargas.
- UB - Candidato: Marcelo Bisogno. Suplente: Roberto Moreira.